Buscar
  • Caroline Pires Ayala

Google, 32 ferramentas super úteis

Atualizado: 25 de Mar de 2020

Atualmente utilizamos o Google para encontrar tudo que precisamos, certo?

De informações a produtos e serviços, concorda?

Sendo assim, fica claro e evidente que se um cliente em potencial não consegue encontrar seu produto ou serviço utilizando este buscador significa que você tem um grande problema, e precisa resolvê-lo caso queira que sua empresa sobreviva no atual ambiente de negócios.


É importante destacar que obter visibilidade orgânica no Google, ou seja, aparecer nas primeiras posições da primeira página, sem precisar investir em anúncio, é mérito de quem produz um excelente conteúdo, com técnicas SEO, seguindo as melhores práticas conforme algorítimos do buscador. Mas SEO será tema de um próximo post.


Uma vez que está compreendida a enorme relevância do Google para qualquer tipo de empreendimento, é recomendável que conheçamos o máximo de possibilidades que essa extraordinária ferramenta tem a oferecer com objetivo de otimização de negócios.


1. G Suite= plataforma de aplicativos de produtividade, possibilita criação de e-mail corporativo gratuito (nome@suaempresa.com)

Uma das maiores vantagens do e-mail corporativo do Gmail é que ele praticamente nunca ficará fora do ar. Além disso, é fácil categorizar cada tipo de mensagem, encontrar mensagens usando a pesquisa avançada, priorizar contatos mais importantes, auxiliando na produtividade da equipe. O Google Drive, serviço de armazenamento e sincronização de arquivos na nuvem. Resolve o problema de espaço e segurança de arquivos que, hospedados em nuvem, também podem ser acessados de qualquer dispositivo conectado à internet. É seguro, pois você decide com quem compartilhar os arquivos. Gera mais produtividade e dinamismo com economia e eficácia. Google Forms possibilita criar questionário com campos customizáveis que, posteriormente, resulta em uma planilha com todos os dados compilados, tabulados e contextualizados. Pode ser facilmente instalado em diversos tipos de sites, ajudando na geração de leads e ainda pode ser integrado a uma ferramenta de automação de marketing. Funciona incluído no pacote do Google Drive, junto com o Google Docs (documentos), Sheets (planilhas)e Slides (apresentações). Google Sheets (planilhas), o Excel do Google, que fica na nuvem. Pode ser usado para criar templates que geram leads qualificados com maior engajamento. Destaca dados com tabelas e gráficos coloridos, simplificando tarefas, permite acesso de qualquer lugar a qualquer hora, desde que haja uma conexão com a internet. Permite que um time atue simultaneamente na produção do trabalho. É gratuita. O Google Hangouts Meet viabiliza reuniões em áudio e vídeo com até 100 pessoas de dentro ou fora da empresa, e bate-papo na interface do Gmail. Aproxima as interações profissionais, pois dá a sensação de os participantes estarem na mesma sala, inclusive utilizando compartilhamento de tela em tempo real. As reuniões podem ser também por smartphones e tablets, com segurança, pois todo conteúdo é criptografado. Se quiser usar o YouTube para gravar a apresentação poderá deixar como não listada para que apenas quem tenha o link possa acessar. O Google Agenda é utilizado para registrar compromissos e enviar convites para os participantes, facilitando a organização de todos. Pode ser usado de qualquer dispositivo com acesso à internet e também para programar e enviar lembretes por e-mail ou sms. Assim as tarefas e prazos são lembrados com segurança e se algum integrante da equipe fizer uma alteração todas as agendas são atualizadas automaticamente. O G Suite pode ser testado por 14 dias, depois disso consulte valores estipulados conforme porte e necessidades da empresa.


2. Google Sites= permite criar páginas web sem precisar ter conhecimento em programação.


3. Google Ads = viabiliza a criação de anúncios do tipo Rede de Pesquisa, Rede de Display, Shopping, Remarketing, a serem exibidos nos resultados do buscador,

em Sites de parceiros, em Aplicativos, e no YouTube. Permite ampla possibilidade de segmentação do público-alvo e o pagamento ocorre conforme atingir as metas estabelecidas.



4. Google Analytics = uma vez instalado no site, fornece relatórios com informações sobre a origem dos visitantes, tempo de permanência, páginas mais acessadas, de onde veio a audiência, etc. A análise destes dados possibilita a otimização de várias ações de marketing digital. Também permite observar funil de vendas, taxas de conversão por categoria e criação de teste A/B de páginas. Bem como entender a performance de cada página de seu site e, a partir disso, fazer otimizações. É totalmente gratuito.


5. Google Adsense = viabiliza os anúncios do tipo Rede de Display. É preciso ter site com conteúdo próprio, instalar o código e permitir que o Google inclua anúncios neste site. O dono do site recebe parte da receita da publicidade veiculada.


6. Google Meu Negócio = possibilita cadastrar a existência do seu negócio, informar website, endereço, horário de funcionamento e até fotos. As informações aparecem em destaque do lado direito da tela, no buscador, caso sua empresa seja pesquisada pelo nome. Pesquisas próximas aos estabelecimentos que incluem seus dados no Google Meu Negócio levam metade dos usuários de dispositivos móveis a visitarem a loja em 24h.


7. Google Merchant Center = viabiliza anúncios do tipo Shopping. A inserção de um código no seu site permite ao Merchant Center buscar as informações sobre seus produtos, possibilitando a criação do anúncio na vitrine da parte superior dos resultados de busca conforme as palavras-chave selecionadas pelo próprio Google, de acordo com as informações existentes dentro do seu site. Informações tais como, descrição do produto, utilidade, aplicação, benefícios, preços.


8. Google Shopping = vitrine de produtos que coloca os itens em destaque nos resultados de busca, permite aos usuários encontrarem sites de compras online e comparar preços. Os dados do produto são alimentados pelo Google Merchant Center, porém aqui não é necessário criar uma campanha, apenas definir uma oferta para o produto, pois é o Google que determina

para quais palavras-chave é mais relevantes mostrar o anúncio, conforme o feed de dados de produtos que foi criado no Merchant Center. É possível negativar palavras-chave para evitar exibições e cliques de buscas indesejáveis e evitar gastos desnecessários. Deve ser utilizado para divulgar “produto estrela”, ou seja, aqueles produtos em que se é competitivo com preço e tem apelo visual. Esse tipo de anúncio também permite ver todos os termos de busca que os usuários usaram para chegar até seu produto.


9. Google Tag Manager = essencial para qualquer site, facilita muito a otimização do mesmo, uma vez que agiliza a instalação de diversas tags, com autonomia, ou seja, sem precisar de um programador que pode não estar disponível quando você mais precisa. Tags são códigos que promovem melhorias no desempenho do site e de ações de marketing digital.


10. Google Instant = mecanismo que, conforme o assunto digitado no campo de pesquisa, mostra quais termos relacionados ao seu produto são mais pesquisados pelos usuários. Isso impacta diretamente nas estratégias de SEO. Não confundir com o Google Instant Apps, ferramenta da Play Store do Android que permite usar aplicativos sem baixá-los, portanto, sem ocupar memória do smartphone.



11. Google PageSpeed Insights = analisa o conteúdo do site e dá sugestões para torná-lo mais rápido. O tempo que um site leva para baixar impacta diretamente na eficácia das estratégias SEO e SEM. Ou seja, mesmo que o conteúdo ou o anúncio seja muito bem elaborado e focado na persona, se o site for lento vai prejudicar a posição em que esse conteúdo aparece no buscador.


12. Mobile Friendly Test = verifica se o seu site está compatível com dispositivos móveis. Informação essencial uma vez que, em média, mais de 60% de usuários pesquisando no buscador estão fazendo isso através de tablets ou smartphones.


13. Google Alerts = serviço que avisa quando surge conteúdo novo sobre um assunto de seu interesse. Assim permite acompanhar o que as pessoas estão falando da sua empresa, produto ou serviço e da concorrência. Também pode ser usado para dar ideias na produção de conteúdo.


14. Thinking with Google = ferramenta de estratégia de marketing baseada em dados do site de buscas. Apresenta tendências de consumo, recursos avançados de marketing, muitos insights, ideias e inspirações.


15. Google Trends= mostra os assuntos mais comentados do momento. Ajuda a ver os temas relacionados ao segmento de interesse parausar essas informações na produção de conteúdo. Possibilita acompanhar, em tempo real, quais são os principais temasque estão atraindo o interesse do público. Assim as ações de marketing podem estar em sintonia com o que acontece de interessante no seu segmento, garantindo assuntos para atualização de blogs e mídias sociais, coerentes com os interesses da persona que se quer conquistar como cliente.

16. Google Optimize = ferramenta profissional para teste A/B. Ou seja, ajuda a verificar quais layouts trazem mais resultados, seja engajando mais, trazendo mais leads ou vendendo mais. Compara duas versões de um layout de landing page (página de captura) para ver qual performa melhor.


17. YouTube = plataforma de vídeos (streaming) do Google, segunda ferramenta de buscas mais acessadano mundo. Pode servir como um canal particular da empresa sem que isso pese no site da mesma. Resolve a questão de hospedagem de vídeos. Também viabiliza transmissões ao vivo, webinars, entre outras apresentações. Vídeos acompanhados de descrições detalhadas e bem elaboradas sobre o assunto tratado são facilmente encontrados pela audiência. Estima-se que cerca de 82% de todo tráfego da internet será composto por vídeos até 2021. Vídeos atraem até 300% mais tráfego, o que pode gerar um número maior de leads (fonte: RDStation). Além disso, é excelente para benchmarking e ajuda na identificação dapersona se usado para pesquisar por comentários em sites de concorrentes com objetivo de identificar dores e desejos.


18. Google Search Console = serviço gratuito para webmasters, permite verificar o status de indexação e otimizar a visibilidade de um site. Ajuda a entender se o site está otimizado e o que dentro dele precisa ser melhorado. Os relatórios mostram: consultas de pesquisas mais propensas a exibir seu site, mudanças do tráfego ao longo do tempo, número de consultas feitas via dispositivos móveis, taxas de cliques a partir de resultados de busca.


19. Google Keyword Planner = ferramenta existente no Google Ads que possibilita a melhor escolha de palavras-chave para ações SEO e SEM. Produzir material de alta qualidade para persona aumenta o tráfego no site e aproxima a relação com seus leads.


20. Google Suggest = o autocomplete do Google, mecanismo que completa os termos quando você começa a digitar algo no buscador. Mostra outros termos relacionados à sua busca. Entrega informações sobre variações das suas palavras-chave e aumenta o leque de opções para quando for escolher uma keyword específica. E quanto melhor você escolher suas palavras-chave maiores as chances de obter bom posicionamento no buscador, atraindo mais conversões. Não confundir com o Google Instant.


21. Google Keep = bloco de notas inteligente e organizador de trabalho. É gratuito e pode ser acessado mesmo que você esteja sem internet. Além das notas é possível registrar lembretes para avisá-lo de compromissos, também é possível criar pastas de assuntos. Enfim, tem diversas facilidades que ajudam nas responsabilidades diárias.


22. Google Project Sunroof= projeto para encorajar o uso de energia solar. Imagens aéreas de alta resolução mostram padrões climáticos, permitindo que as pessoas descubram quanto podem economizar se investirem em instalações de energia solar.


23. Google Earth = construído a partir de várias fontes, satélites...

imagens aéreas e até fotos tiradas por usuários e disponibilizadas através do Google Panorâmico, possibilita identificar lugares, construções, cidades, paisagens. Viabiliza o Google Maps, que apresenta muitas utilidades


24. Google Ngram Viewer = permite acesso a milhões de livros escritos de 1500 a 2008, mostrando palavras, como foram usadas e modificadas através do tempo. Disponível em diversos idiomas, mas ainda não em Português. É possível procurar por uma palavra ou frase.


25. Google Fonts= biblioteca de fontes gratuitas para usar no seu design.


26. Google Acadêmico= dá acesso a trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados.


27. Google Art Project= mostra imagens, em alta resolução, de obras de arte em museus de todo mundo.


28. Google Sound Search= ajuda a identificar músicas que você não conhece.

29. Google Tradutor= traduz, em tempo real, diversos idiomas, incluindo placas e até voz.


30. Pesquisa com imagem = permite encontrar imagens similares, descobrir a origem de uma foto e até se a foto é real.


31. Google Chrome= navegador de internet com interface simples e atraente, eficiente e fácil de usar.

32. Build with Chrome/ Lego= disponibiliza ao usuário brincar com mais de 8 trilhões de blocos online.


Será que me esqueci de alguma ferramenta? É provável…afinal o Google está sempre inovando. De qualquer forma, busquei reunir aqui os recursos mais importantes.

Me avise se tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre este tema.

Se precisar de um profissional qualificado que saiba fazer tudo isso trabalhar para sua empresa é só entrar em contato.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo