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  • Foto do escritorCaroline Pires Ayala

Maiores Nomes do Marketing Digital

Atualizado: 16 de mar. de 2022


TOP 5

  • 1. Neil Patel, o maior influenciador digital.

  • 2. Rand Fishkin, o homem das técnicas SEO.

  • 3. Mari Smith, a exploradora das mídias sociais.

  • 4. Larry Kim, o expert do “pague por clique”.

  • 5. Flávio Muniz, o destaque brasileiro do Marketing Digital.

Neil Patel, de famíllia indiana, é um dos maiores empreendedores e influenciadores do marketing digital. Nascido em Londres, Reino Unido, em 24 de abril de 1985. Co-autor do best seller Hustle: The Power to Charge Your Life with Money, Meaning, and Momentum (O Poder de Carregar sua Vida com Dinheiro, Significado e Impulso).


Esse britânico é o criador de uma empresa considerada das 100 mais brilhantes do mundo, e do site https://neilpatel.com/br/ através do qual ele compartilha muito conteúdo sobre marketing digital.

Patel popularizou-se no Brasil promovendo uma campanha com vários perfis femininos populares, a meta era se divulgar através da #quemeneilpatel, que "bombou" no Instagram.


Muitas das mulheres famosas que divulgaram a campanha tinham mais de 1 milhão de seguidores, repercutindo em picos de buscas registrados pelo Google Trends em agosto de 2016 e janeiro de 2017, primeira e segunda rodadas da campanha.


Talvez por isso Patel, inicialmente, ficou mais conhecido entre os homens.

Essa mesma campanha já havia sido realizada nos Estados Unidos, gerando enorme buzz e, segundo Patel, fazendo com que diversos empreendedores entrassem em contato com ele.


Chamado de Guru do Marketing Digital, por profissionais da área, o londrino é autor de quatro das mais populares ferramentas de SEO do mundo: Hello Bar, Crazzy Egg, Quicksprout e KISSmetrics.

Consultor de empresas como Amazon, Google, General Motors, NBC e Viacom, o primeiro empreendimento de Patel, aos 16 anos, foi um fracasso, mas o impulsionou a estudar marketing e reingressar no mercado ajudando seu primeiro cliente a gerar mais de 25 milhões de dólares em vendas.

As 4 empresas multimilionárias de Neil Patel:


Crazzy Egg: ferramenta que ajuda a identificar o comportamento de visitantes ao navegar por sites ou blogs, viabilizando a otimização de resultados e, assim, mais conversões, ou seja, levar os leads a agir conforme o objetivo almejado.


O Mapa de Calor indica onde os leitores estão clicando. O Scroll Map aponta as informações mais importantes, até onde os visitantes estão rolando a página e quando a deixam. O Overlay Report mostra o número de clicks em cada elemento do site. Já o Confetti Tool segmenta os cliques recebidos, revelando palavras-chave, categorias dos sites, etc.


Hello Bar: pop up a ser publicado no site ou blog a fim de aumentar lista de e-mail, fornecer descontos, informar promoções, etc. É bastante customizável, tanto na aparência quando no conteúdo, tamanho do pop up, posição na página, cores, e até o perfil de público que irá vê-lo.

KISSmetrics: faz análises de dados bem específicos, tais como conversão, receita e funil de vendas. Permite a realização de testes A/B, verificação de trilha e comparação entre jornadas e conversões de diferentes usuários.

Quick Sprout: fornece uma análise abrangente do domínio. O proprietário informa a URL do seu site ou blog e recebe informações sobre como otimizar seu SEO, Link Building, Marketing de Conteúdo, uso de Mídias Sociais, Anúncios Pagos, criar Email Marketing, aumentar Conversões.

É recomendável ter Neil Patel no seu radar, pois o britânico é um dos principais nomes do webmarketing mundial.



Rand Fishkin ficou conhecido como “O Mágico da MOZ”. Ele é o norte-americano especialista em técnicas de ranqueamento orgânico de sites, co-fundador e ex-CEO da MOZ, maior empresa de SEO e Inbound Marketing do mundo. Sua fama se deve ao talento em explicar assuntos complexos de forma didática e objetiva.

Lembrando que SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, conjunto de estratégias com objetivo de colocar um site nos primeiros resultados de um buscador, como o Google, de forma orgânica, ou seja, sem investimento direto através de campanhas no Google Ads, e sim a partir da busca com palavras-chaves relacionadas ao core business da organização.


O apelido de Fishkin é uma referência ao clássico filme “O Mágico de Oz”. Além de seu talento empreendedor ele também criou uma identidade visual forte ao usar tênis amarelos em todos os eventos corporativos, e manter sempre o topete, bigode e cavanhaque.

Fishkin deixou a Universidade de Washington para trabalhar em Web Design com sua mãe, criando em 2004 o blog SEOmoz, que veio a se tornar o maior portal de conteúdo sobre buscadores web. A produção de conteúdo o lançou e, a partir do blog, ele iniciou a empresa de consultoria.

Dando continuidade em seu processo criativo, a série Whiteboard Friday consiste em vídeos semanais em que Fishkin transmite conhecimentos avançados sobre SEO através de uma comunicação clara e acessível, de fácil compreensão. Além disso, Fishkin é co-fundador do website Inbound.org, comunidade para profissionais de marketing, com mais de 200 mil participantes.

Como a Moz ajuda de pequenos negócios a grandes corporações?

Inicialmente era uma consultoria que orientava empresas na estratégica missão de colocar seus websites nos primeiros lugares das páginas de busca, passou então a oferecer produtos digitais que otimizam essa missão.


Os produtos da Moz são…


Moz Pro, conjunto mais completo de ferramentas SEO, oferece análise de rankeamento do site, pesquisa de palavras-chave, acesso e avaliação de links relevantes na web, análise de SEO, otimização de páginas, relatórios de tráfego, entre outras utilidades.


Moz Local, voltado para conquistar a atenção de clientes fisicamente próximos aos produtos ou serviços que um site promove, para isso, a ferramenta utiliza recursos de buscas locais, maximizando a presença online na região pretendida. Também faz monitoramento de reputação e integração do site com o Google Meu Negócio e o Yelp.

Keyword Explorer, ferramenta gratuita que ajuda a descobrir as melhores palavras-chave a serem usadas na estratégia SEO da empresa.

Mozscape API dá acesso a um grande conjunto de métricas e informações sobre URLs da Moz como, por exemplo, o uso gratuito de vários planos pagos, e como utilizar em uma gama de aplicações relevantes para o seu negócio.

Open Site Explorer permite pesquisar cada URL do seu site para localizar os backlinks que encaminham para ele e, inclusive, indica potenciais ameaças à performance do seu SEO. Este recurso, na versão completa, só está disponível para usuários do Moz Pro.

SEO Toolbar, consiste em ferramenta para análises competitivas e criação de estratégias de link building com alta eficácia.

Educar o mercado através da criação de um blog ou site e transformar isso em um serviço de consultoria é uma grande lição de empreendedorismo que Fishkin nos proporciona. Criar uma personalidade marcante e uma maneira realmente útil e didática de passar informações é outra grande lição sobre como se diferenciar positivamente no mercado. Além disso, autoconhecimento e capacidade de tomar decisões estratégicas em tempo hábil.

Depois de 17 anos à frente da Moz, Fishkin se retira e começa novos empreendimentos, como a SparkToro, uma nova plataforma focada no marketing de influenciadores e análise de inteligência de mercado. A ideia desta ferramenta é entender o comportamento de uma audiência no sentido de encontrar que conteúdos são mais buscados, quem são os influenciadores mais relevantes em cada nicho e que canais apresentam maior engajamento do público.

Autor do livro “Lost and Founder: A Painfully Honest Field Guide to the Starup World”, (Perdido e fundador: um guia de campo dolorosamente honesto para o mundo Starup) Fishkin faz uma análise de erros, com objetivo de ajudar a evitar a repetição dos mesmos e, assim, obter um fluxo de crescimento organizacional mais efetivo.



Mari Smith, escocesa canadense, nascida em Ontário, passou a infância em uma pequena comunidade rural Quaker e viveu na Escócia por vinte anos até fixar residência em San Diego, Califórnia. Ela é também conhecida como “a Rainha do Facebook”, uma das maiores especialistas do mundo com foco em mídia social. Escreveu o livro The New Relationship Marketing e tem coautoria no Facebook Marketing: An Hour A Day. Ela é mencionada como um “motor de marca pessoal”, um gênio do marketing de relacionamento e o flautista do mundo online.

Smith é considerada uma das dez maiores influenciadoras de mídias sociais pela Forbes, no decorrer de vários anos seguidos. No Twitter ela é uma das pessoas mais influentes para pequenas empresas. Um conjunto de técnicas comprovadas de marketing para mídias sociais é o foco das

consultorias de Mari, prestadas para organizações de todos os tamanhos, no mundo todo, ajudando a acelerar os lucros. Além disso, contribui regularmente com participações e conteúdos para o The New York Times, The Wall Street Journal, Inc., Forber, Fortune, The Chicago Tribune e Success Magazine.


Em 2015, o Facebook convidou Mari a associar-se ao principal especialista da rede social para pequenas empresas e marketing digital, por meio do projeto Boost Your Business ela passou conhecimentos ao vivo, nos Estados Unidos.

Smith foi nomeada uma das 7 mulheres que estão moldando o marketing digital, segundo a IBM, que celebra a contribuição de Mari ao fornecer para o mercado novas percepções sobre o modo como profissionais de marketing podem seguir em frente assimilando as rápidas mudanças de prioridades e de tecnologia.


Mari é palestrante internacional, oferecendo sua expertise de quase vinte anos em marketing online e offline, relacionamento e tecnologia digital, treinamento intensivo para empreendedores e corporações. Ela já compartilhou o palco com personalidades como Sir Richard Branson, Dalai Lama, Eckhart Tolle, Tony Robbins, Paula Abdul, Chip Conley e Arianna Huffington.


Enquanto consultora, Mari educa profissionais no sentido de saber monetizar corretamente o esforço investido em mídias sociais, usando KPIs mensuráveis e estratégias comprovadas, cujos resultados são mais tráfego nos sites, assinantes, conversões, crescimento de leads, clientes, afiliados e alianças estratégicas.


Além das palestras e consultorias, Mari realiza webinars frequentes sobre mídias sociais e criou o blog marismith.com.



Larry Kim, o expert do “pague por clique”, nasceu em Winnipeg, Canadá, e se formou em Engenharia Elétrica na Universidade de Waterloo. Ele é fundador da WordStream, Inc., e MobileMonkey, plataforma de marketing por chat.

Kim investiu milhões de dólares em ferramentas “pague por clique” a fim de conhecer suas funcionalidades o máximo possível. Por conta disso, foi eleito Top Influenciador em “pague por clique” do mundo, por cinco anos. Valoriza o foco em tarefas bem específicas que tenham o objetivo de aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho.

CEO da MobileMonkey, Inc. - considerada melhor plataforma de marketing OmniChat do mundo, com milhões de usuários, fácil de usar e gratuita. Kim também Fundou a WordStream, Inc, provedor líder em ferramentas de palavras-chave do Ads, Facebook, utilizada por milhões de profissionais de marketing em todo o mundo. WordStream emprega mais de 300 pessoas e gerencia bilhões de dólares em publicidade em nome de dezenas de milhares de clientes.

Kim é classificado como o 8º autor mais popular no Medium. Colaborador da CNBC e Inc. Magazine. Recebeu Prêmios de Marketer do Ano da Search Engine Land, US Search Awards, PPC Hero. Professor convidado em Harvard MBA, MIT & BU. Recebeu reconhecimento especial do Senado e Câmara dos Deputados dos Estados Unidos por ter criado mais de mil empregos de alta tecnologia, na última década.


Flavio Muniz, brasileiro, é reconhecido pela ampla experiência em campanhas publicitárias, técnicas SEO, marketing de relacionamento, e redes sociais. Tem influência internacional.

Muniz é gestor da Agência Espalhando Marketing Digital, palestrante, professor de cursos online, se destaca por suas ideias inovadora e objetivas. Sua expertise profissional lhe confere o conhecimento em atalhos digitais que possibilitam desenvolver estratégias exclusivas para o sucesso em vendas, proporcionando excelentes resultados às empresas para as quais presta consultoria.




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