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  • Caroline Pires Ayala

Marketing básico e digital

Inspirado em conteúdo de:

Ana Tex

Neil Patel

Citação final, livro “Antifrágil, coisas que se beneficiam com o caos”, de Nassim Nicholas Taleb


Quanto tudo parece caótico, revise os conceitos básico e recomece.

Marketing é um estudo sobre como e porque a venda acontece, com objetivo de conquistar o cliente. O digital veio ajudar no sentido de a mensagem certa chegar até o consumidor que precisa dos benefícios que o produto ou serviço oferece, de uma forma muito mais precisa. É necessário entender qual a transformação que o produto ou serviço proporciona na vida de quem o consome.


Na web, quanto mais específico o público-alvo melhores resultados, portanto se tornar um especialista facilita no processo de encontrar clientes com um investimento que resulta em custo x benefício otimizado. Dois a três anos de produção de conteúdo com foco em um público-alvo específico é o indicado pelos especialistas. Entender onde encontrar o lead, estar onde ele estiver, assim é possível entender o que esse lead precisa e qual a melhor abordagem para trazê-lo para o funil de vendas.


Trabalhar o funil de vendas permite conquistar o cliente educando-o e treinando-o sobre os benefícios do produto/serviço. Dessa forma o lead é cativado pela marca, com informação que vá ao encontro dos seus interesses, aprimorando o relacionamento, a confiança e a possibilidade de fazer uma primeira venda e de conquistar vendas recorrentes.

Entender e planejar o funil de vendas, a jornada do possível cliente na compreensão do seu produto, é o que norteia o comportamento da sua marca na web. Ter mais seguidores e mais audiência é menos importante do que fazer com que o lead chegue ao final do funil.

Vale lembrar que os 4 Ps do marketing continuam fundamentais, mesmo após o advento do marketing digital.

Produto (ou serviço) = benefícios e diferenciais, atributos, como será usado, qual a aparência.

Preço = percepção da marca x pesquisa de mercado

Praça = onde o produto/serviço é oferecido, onde o possível cliente está, através de que canais o lead procura pelo tipo de produto que você vende.

Promoção = conjunto de ações que levarão o produto ou serviço até o público-alvo.

Na década de 80 Philip Kotler acrescentou 2Ps adicionais: Poder e relações Públicas (Public Relations). Isto foi chamado de megamarketing e, com o advento do marketing digital, esses 2Ps “novos” Ps ganharam ainda mais relevância.

Pode-se dizer que, recentemente, um novo P foi acrescentado:

Persona = perfil ideal de cliente

Criar a sua persona ajuda na escolha dos canais, definição do tom da mensagem, se existe sazonalidade e, principalmente, qual a dor e o que motiva o possível cliente a tomar ação de consumir o que você está oferecendo.

Revisar as bases da sua atividade e práticas corporativas ajuda na adaptação ao “novo normal” e a conquistar um comportamento antifrágil para se beneficiar com o caos. (Nassim Nicholas Taleb)



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