Buscar
  • Caroline Pires Ayala

Marketing realista para micro, pequenas e médias empresas

Atualizado: 25 de Mar de 2020

Sua empresa é um barquinho perdido no meio do oceano?

Resolva isso.


1. Precisa de um site acessível e eficaz?

Existem várias plataformas que podem ser usadas para construir sites com melhor relação investimento x resultado. Com um site simples, rápido e prático você consegue “ancorar” as ações realizadas nas mídias sociais, sejam institucionais, ou de vendas.

Ter seu próprio site ou blog, seu próprio espaço para criar conteúdo relevante para seu cliente, entregar informações com objetivo de aparecer no Google sem comprar mídia, necessariamente, é fundamental. Ou seja, fazer Inbound Marketing e, ou, Copywrinting (texto persuasivo).

O site também possibilita entender melhor o seu cliente, através da conexão com o Google Analytcs, entre outras ferramentas de análise de comportamento do lead dentro do seu site.

* Lead = pessoa que pode ter interesse em seu produto ou serviço.


Você não precisa de um site caro e complexo, você precisa de um site funcional, que viabilize a sua empresa ser encontrada por potenciais clientes e ajude a fidelizar os clientes que já tem. Wix e Wordpress são exemplos de ferramenta que permitem a criação de sites acessíveis, honestos e eficientes.

* Dica de ouro: mais de 60% dos acessos a seus site são através de mobile (smatphones e tablets) portanto, é fundamental que seu site esteja otimizado para aparecer nestes equipamentos.


2. Recorra a plataformas como “wedologos” para ter acesso a designers com valores viáveis para criar ou melhorar o logotipo de sua empresa.


3. Uso de marketplaces, como Mercado Livre, por exemplo. Isso depende da margem que você está disposto a pagar para estas ferramentas. É uma excelente maneira de se tornar conhecido e gerar venda agregada.

4. Redes sociais. O Instagram é a rede social mais relevante hoje e tem uma série de estratégias fantásticas para alavancar sua empresa. Estratégias que podem ser utilizadas especificamente nesta mídia. Uma delas é criar uma loja na sua Fanpage do Facebook, adicionar seus produtos ou serviços, e através desta loja no Facebook, o Instagram abrirá a oportunidade de você criar postagens com link de vendas direto nas suas publicações do Insta. Links que podem apontar para um e-commerce ou para fazer contato com um número e concluir o negócio.

* Dicas de ouro para produção de conteúdo: 80% informação relevante para seu cliente, 20% conteúdo de venda. Instagram = fazer perguntas e contar histórias.


5. Persuasão. Seja especialista, crie autoridade através do conhecimento consistente sobre seu produto ou serviço. Divulgue provas sociais, ou seja, clientes satisfeitos, depoimentos, etc.


6. Só impulsione postagens em redes sociais usando técnicas nas ferramentas profissionais destas redes.


7. Use ferramentas como Canvas para criar postagens estéticas, práticas e eficazes nas redes sociais.


8. Invista no Google Ads. Os investimentos podem iniciar com valores baixos, de acordo com seu orçamento, isso gera análises de resultados, melhoria das campanhas, projeção de sua marca. Os algoritmos aprendem e melhoram as campanhas cada vez mais, se as estratégias forem bem elaboradas e corretamente implementadas.


9. O e-mail marketing está vivo. Sempre use ferramentas profissionais para fazer os envios. Existem ferramentas, como o Nitronews, que possibilitam disparos gratuitos até um certo número mensal. Ferramentas assim viabilizam a criação de layouts profissionais e com alta performance de entrega. Também fornecem dados para analisar a eficácia das suas campanhas.

* Dica de ouro: nunca compre lista de e-mails. Os endereços de e-mail precisam ser conquistados através de cadastros na página de captura do seu site, perfil em redes sociais, ou em troca do fornecimento de conteúdo relevante para seu público-alvo. Assim você pode obter uma lista confiável de e-mails e criar um funil de vendas.


10. Use todas as ferramentas do Google: Trends, Manager, Analytics e quantas mais o Google criar. Isso sempre vai ser estratégico.


11. Entenda a Persona. Como? Pesquise comentários sobre produtos e serviços, do mesmo tipo que você vende, em plataformas como Amazon e Youtube, para entender quais as dores e desejos do seu público-alvo e use essa informação para criar conteúdo relevante para o blog, site, redes sociais, etc. Defina quais informações sobre o cliente impactam na decisão de compra dele e, sempre que possível, obtenha essas informações através de pesquisas com ele. Faça pesquisa de satisfação.


12. Whatsapp sempre. Tenha um número para sua empresa, defina a estratégia de comunicação para trabalhar com essa ferramenta e facilite muito a vida do cliente e a sua.


Moral da história: o seu orçamento em marketing precisa ser investido com muita racionalidade, bom senso e profissionalismo. Você precisa saber o que fazer, o motivo das estratégias escolhidas e o que pode esperar com essas ações.


Como fazer isso tudo acontecer?

https://www.megamarketing.blog.br/contato

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo