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  • Foto do escritorCaroline Pires Ayala

Podcast = 9 passos + dicas


Podcast = Conceito...



Arquivo de áudio, disponibilizado ao público através de uma plataforma para transmissão via internet. O áudio pode ser baixado pelo público para escutar o conteúdo a qualquer momento. Similar a um programa de rádio, porém trata de temas específicos e pode ser divido em episódios, com frequência determinada. O tempo de cada episódio varia conforme o assunto, o roteiro e quantas pessoas vão participar da gravação. Um bate-papo pode durar de 45 minutos a 1 hora.


Podcast = Passo a passo


1. Definições iniciais 1.1. Tema e formato conforme as necessidades e preferências expressas pelo público-alvo, seguindo um planejamento de conteúdo. 1.2. Nome do canal a ser criado para veicular o podcast e permitir assinatura do público. 1.3. Linha editorial e assegurar-se que o conteúdo é original. Dica: pesquisar pelo tema que está sendo considerado, em plataformas agregadoras de podcasts, como: https://mundopodcast.com.br/aplicativos/ Buscar quais os programas mais populares no assunto que será debatido e criar uma abordagem que se diferencie da concorrência e traga relevância para o público. 1.4. Nome do podcast totalmente coerente com o objetivo da mensagem, isso ajuda o público a localizar temas que esteja procurando na plataforma de podcasts. Pesquisar no Google para ver se tem outros conteúdos com o mesmo nome. Ver se existem domínios livres com o nome que você escolheu, pode ser interessante registrar alguns domínios estratégicos.


2. Roteiro Serve de norte no decorrer da conversa. Pode incluir vinheta de início, apresentação dos locutores, apresentação do tema, introdução, avisos iniciais, CTA (chamada para ação), debate sobre tema central, vinhetas rápidas de transição entre os blocos, início e final do programa, encerramento. O roteiro também ajuda na hora de editar o áudio.

CTA = convidar o ouvinte a tomar uma atitude. Deve ser simples, direcionar a uma única ação.


Exemplo de Roteiro: Vinheta de início Apresentação dos participantes Informar data de publicação e tema Introdução que prenda o público ao assunto (benefício / dor / solução) Vinheta transitória de início da parte principal Avisos e contive ao CTA Falar sobre os tópicos do checklist Encaminhar para o encerramento Vinheta de encerramento Últimos avisos e CTA Agradecimentos e encerramento.


3. Formatos de Podcast Entrevista individual, o formato mais simples; Painel, que é um debate ou entrevista com mais de um convidado, cada participante deve ter um microfone mesmo estando no mesmo ambiente, mais trabalhoso na hora de editar; Comentário individual, ponto de vista técnico sobre um tema, o roteiro deve ser abordado como se fosse uma conversa com o ouvinte, é preciso ter ritmo de conversa; Storytelling não-ficção, é o formato que mais parecido com o jornalístico, necessita de boa edição para extrair as partes mais importantes dos fatos. Geralmente cerca de 5h de gravação do roteiro rende 30 minutos de programa. Ou o apresentador pode contar suas experiências, aprendizados de vida, focando em torná-los interessantes para o público. Reciclado, conteúdo de palestras, seminários, workshops transformados em áudio para podcast.


4. Equipamentos necessários Computador, acesso à internet, headset com microfone de qualidade, um lugar tranquilo para gravar.

Dicas: aquecer a voz, alongar o pescoço com movimentos circulares, alimentar-se de frutas cítricas ajuda a limpar a voz. Ler o roteiro em voz alta para se familiarizar com a articulação e entonação das palavras. Fazer algumas gravações enquanto tiver preparando a voz ajuda a corrigir entonação, caso ache necessário.


5. Situações de gravação Sozinho, com integrantes reunidos presencialmente, ou à distância, pela internet. Gravações presenciais: precisa ter um headset e um computador para cada um, assim cada participante grava seu próprio áudio. Outro jeito é ter um só microfone para captar todos os áudios, os participantes usam seus próprios headsets para acompanhar, junto à mesa de som. Então basta unir os áudios coletados e fazer a edição. Gravação à distância: os participantes devem ter uma conexão boa e estável e usar uma plataforma tipo Skype, Hangout ou Meet.


6. Edição Salvar uma cópia dos arquivos originais, escolher um programa de edição, como Audacity, pois tem um guia de edição que torna o processo mais fácil. Ao abrir a cópia do arquivo de áudio, no Audacity, buscar pelo ajuste de qualidade do áudio. Então seguir as orientações de corte de áudio e retirar tudo que for desnecessário. Ao concluir a montagem da edição, exportar para áudio em formato MP3.


7. Publicação Pode ser feita em agregadores ou plataformas de streaming. Ao publicar em agregador é necessário escolher um aplicativo para hospedagem e um feed RSS para ser lido pelo aplicativo, o SoundCloud pode ser usado para isso. Os passos para incluir o áudio na ferramenta são: criar uma conta, completar informações de perfil, ajustar configurações de conteúdo, enviar o feed RSS. Depois é analisar as estatísticas de acesso. Se utilizar a plataforma de streaming Spotify, uma das mais conhecidas, precisar ter hospedado o podcast em um aplicativo, e não apenas enviar o feed RSS. Pode levar de 2 a 5 dias para o arquivo estar disponível ao público.


8. Divulgação Criar uma página no site para informações sobre os conteúdos e links para os podcasts da empresa. Essa página pode ser criada no Wordpress, talvez junto com o blog. Realizar postagens nas redes sociais comunicando a novidade da marca e explicando os objetivos e benefícios para o público-alvo. Enviar e-mail para lista de contatos. Divulgar novamente a cada novo episódio de podcast publicado.


9. Mensuração de resultados Direto no local de hospedagem do arquivo de áudio, procurar a contagem de plays e downloads realizados, ver comentários e avaliações feitas pelos ouvintes.


Dicas: 1. Regularidade de publicações: uma por mês, por exemplo. Se possível produzir uma certa quantidade de episódios com antecedência e deixá-los programados. 2. Cuidado com o que fala, você está se tornando um formador de opinião. 3. Sempre otimize o conteúdo, ou seja, pratique SEO nos áudios. Otimizar o site onde o podcast está hospedado para que seja encontrado pelos buscadores. Incluir link para o podcast no topo das páginas do site e criar um texto de apresentação para cada episódio, destacando as palavras-chave relativas ao assunto tratado no áudio. Oferecer o conteúdo em uma landing page, em troca do nome e e-mail de contato. Assim começa um funil de relacionamento através do qual se educa e nutre um lead até transformá-lo em cliente fazendo uma venda técnica.


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